Rio será capital mundial da moda praia …

Perdeu, Miami. A partir do segundo semestre de 2011, o Fashion Rio vai finalmente ganhar o título de maior evento de moda praia do mundo, desbancando a Mercedez-Benz Fashion Week Swim, que acontece anualmente na cidade americana.

A façanha será alcançada com uma manobra aparentemente simples, mas que envolve grandes negócios: todas as grifes de moda praia que desfilam atualmente na São Paulo Fashion Week fecharam um acordo de transferência para o Fashion Rio.

A novidade faz parte das estratégias de Paulo Borges, CEO da Luminosidade, a empresa responsável pela organização da SPFW, que, em 2009, assumiu também o Fashion Rio. “Temos o know-how, o talento e o cenário ideais para a moda praia há anos. Só faltava criar uma estrutura para tomarmos posse desse espaço”, diz Borges.

desfile New order fashion rio verao/2011

Tanto a Luminosidade quanto as duas semanas de moda pertencem ao grupo de investimentos InBrands.

“Houve divergências e não conseguimos agitar tudo para a edição de 2010. Mas, depois, ficou claro para todos que a mudança vai fortalecer não só o evento, mas também as grifes, que ganharão mais exposição”, diz Borges sobre o processo, que começou no início do ano.

Com a novidade, a escalação do “time do biquíni” do Fashion Rio reunirá as grifes Lenny, Salinas, Blue Man, Triya, Luiza Bonadiman, Cia Marítima, Poko Pano, Água de Coco e Movimento. A biquineira de luxo Adriana Degreas, que estreia na SPFW, também deve entrar na onda.

A exceção fica por conta da Rosa Chá, que anunciou mudanças de estilo e deve deixar a moda praia em segundo plano nos desfiles.

Mas os planos de Borges são maiores. Ele quer fazer do evento carioca uma plataforma para o lançamento de “cruise collections” –coleções de meia-estação na linha casual-chique.

Essas coleções completariam o pacote do que a indústria chama de “lifestyle”. Ou seja, além do biquíni, a roupa e os acessórios para circular na orla de Ipanema, ir às festas “quentes” etc.

“Ninguém mais quer saber de underground, de luxo convencional, de formalidade. O mundo inteiro deseja o estilo leve do Brasil, especialmente o do Rio”, analisa Borges. A “Wallpaper” confirma: a badalada revista encerra o Fashion Rio com a festa de lançamento de uma edição bilingue, totalmente dedicada à parcela privilegiada do “lifestyle” brasileiro.

Em São Paulo

Enquanto o verão decola no Rio, em São Paulo, a cenógrafa Daniela Thomas começa a montar a decoração da São Paulo Fashion Week.

Para ilustrar o tema da vez, que falará de espírito coletivo, ela criou um clima de pracinha no prédio da Bienal, com direito a uma roda-gigante que funcionará de verdade e será instalada no vão central. Um tobogã ligando os dois primeiros pisos também está no projeto.

Via Folha uol.

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s